A rainha Vasti da Pérsia havia negado ao pedido do rei Assuero seu esposo, diante de muitos nobres e convidados ilustres, e por considerarem uma grande ofensa ao rei e aos seus convidados e um péssimo exemplo para as mulheres daquela época. Vasti foi banida da presença do rei. Então foram selecionadas várias mulheres do reino para que o rei escolhesse a sua futura rainha, entre elas estava a Judia Hadassa que passou a ser chamada de Ester, uma jovem linda que foi criada por seu primo Mardoqueu.

E chegou o dia em que Ester foi levada à presença do rei Assuero e “ele gostou dela mais do que de qualquer outra moça, e ela conquistou a simpatia e a admiração dele como nenhuma outra moça havia feito. Ele colocou a coroa na cabeça dela e a fez rainha no lugar de Vasti. Depois ele deu um grande banquete em honra de Ester e convidou todos os oficiais e servidores. Ele decretou que aquele dia fosse feriado no reino inteiro e distribuiu presentes que só um rei poderia oferecer.” Ester 2:17,18

Porém havia um decreto para que o povo judeu fosse destruído, acontece que Ester também era judia, então ela com sabedoria elaborou um plano para salvar seu povo e mandou o seguinte recado ao seu primo Mardoqueu:  “Vá e reúna todos os judeus que estiverem em Susã, e todos vocês jejuem e orem por mim. Durante três dias não comam nem bebam nada, nem de dia nem de noite. Eu e as minhas empregadas também jejuaremos. Depois irei falar com o rei, mesmo sendo contra a lei; e, se eu tiver de morrer por causa disso, eu morrerei.” Ester 4:16

E o Senhor concedeu graça a Ester que foi recebida de bom grado pelo rei Assuero seu esposo, que lhe disse:  “Qual é o seu pedido? Peça o que quiser, que eu lhe darei, mesmo que seja a metade do meu reino.” Ester 7:2
Assim Ester respondeu: “Se eu puder me valer da bondade do rei, e se for do seu agrado, a única coisa que quero é que o senhor salve a minha vida e a vida do meu povo. Pois o meu povo e eu fomos vendidos para sermos destruídos e mortos. Se fosse somente o caso de sermos todos vendidos como escravos, eu não diria nada, pois não seria justo incomodar o senhor por causa de uma desgraça tão sem importância como esta.” Ester 7:3,4

A rainha Ester achou favor diante do rei que muito se irritou ao saber que fora arquitetado um plano para matar a sua amada esposa e também o povo judeu. E a devida providencia foi tomada para reverter aquela situação.

“E para os judeus brilhou a luz da felicidade, da alegria e da vitória.” Ester 8:16

Como vimos a rainha Ester foi uma mulher virtuosa que agiu com sabedoria e fé, não só para edificar a sua casa, mas também para salvar seu povo da morte, pois ela soube ser humilde e escolheu bem as palavras para falar com o seu esposo  “A palavra certa na hora certa é como um desenho de ouro feito em cima de prata. Provérbio 25:11

Ela nunca se esqueceu de Deus em suas ações. Num momento delicado apresentou diante de Deus os problemas em que ela e seu povo estavam enfrentando, envolvendo-os num mesmo propósito. Onde puderam ver a maravilhosa resposta de Deus. Pois a sua Palavra diz: “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes. Jeremias 33:3

Com o belo exemplo de Ester, em toda e qualquer situação apresentemos nossas causas diante de Deus, pois aquilo que é indissolúvel para nós, em Deus obteremos respostas.

Neiva Silva