Olá, leitores do blog Ministério Cheios do Espírito Santo! Que a graça e o amor de Cristo seja abundante em vossas vidas.
Faz algum tempo que não escrevo aqui no blog.
Com está postagem, estou voltando a ativa entre os autores do blog.
Enquanto escrevo este texto, algo arde em meu coração sobre a importância deste tema, na verdade arde há algum tempo, e, mais especificamente, esse ardor tem se tornado maior desde a preparação para o congresso dos jovens na minha igreja.
Esse ano o tema da confraternização dos jovens em minha igreja foi exatamente este: "Arrependei-vos, porque o Reino de Deus está próximo".
É um assunto importante, e, como jovem cristão, não poderia deixar de tratá-lo aqui.

Durante os três cultos de congresso realizados com os jovens de nossa igreja, diversos títulos foram dados à mensagem central da noite, um deles foi "Como Deus trata um arrependido".
Embora essa pregação seja de grande relevância, e, de certa forma, tenha sido inspiração para esse texto, quero falar também de um aspecto ainda anterior: o amor de Deus para com o pecador.

Como Deus trata o pecador?


  • Deus ama o pecador
 Na ocasião em que Jesus se encontrou com Nicodemus, o mestre explicou que "Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna"
Romanos 5 versículo 8 nos diz que
"Deus prova o seu amor para conosco que, quando ainda éramos pecadores (aos olhos de Deus) Cristo morreu por nós"
Embora não aceite o pecado, Deus ama e aceita o pecador, pois, sua luta não é contra o pecador, mas sim contra o pecado.
  • Deus é longânimo
Um dos atributos admiráveis do nosso Deus é sua longanimidade.
Embora tenha que um dia destruir o mundo por seus pecados, ele retarda sua ira, prolongando ao máximo seu julgamento.
Tudo isso para que os pecadores tenham tempo de se arrepender e serem salvos da destruição e possam fazer parte do Reino de Deus.
  • Deus trata o pecador com misericórdia
Dando um exemplo de como Deus trata as pessoas que se perderam e vivem em pecado, Jesus contou uma parábola. Leia e reflita sobre como Deus usa de misericórdia para com o pecador e o ama infinitamente.

A ovelha perdida (Parábola de Jesus)
"Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e vai após a perdida até que venha a achá-la?
E achando-a, a põe sobre os seus ombros, jubiloso;
E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.
Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. Lucas 15:4-7

  • Deus não leva em conta o tempo de ignorância
A Bíblia nos garante isso! Nós humanos quando perdoamos às vezes ficamos com certos receios em relação à pessoa perdoada, imaginando que ela possa repetir o que já nos fez.
Deus é diferente. Ele não leva em conta o tempo de ignorância, quando ainda não tínhamos conhecimento da necessidade de nos arrepender.
"Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam" Atos 17:30
Ele não lança em rosto nossos pecados cometidos
Por não levar em consideração os pecados cometidos, estes são jogados no esquecimento e não são mais lembrados!
Quando Deus perdoa Ele perdoa mesmo! Ele não fica nos lembrando do que já praticamos, a única coisa que Ele frequentemente nos lembra é que seu amor é maior que o universo!

Como um médico que trata o paciente para livrá-lo da doença e assim salvá-lo, Deus quer limpar o pecador de seus pecados!
Existe, no mínimo, dois tipos de médicos:

  • O que trata a doença, sem se preocupar com outros aspectos físicos e psicológicos do paciente enfermo;
  •  O que trata o paciente, preocupando-se com todos os demais aspectos: físico, mental, emocional, etc.

Deus trata o pecador desta segunda forma. Ele não causa dor tratando somente da doença (pecado), mas prefere tratar o paciente para curá-lo dessa enfermidade, que é o pecado.
Aquele que vai até Deus Ele não lança fora!

Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
João 6:37 O que Deus faz por um pecador?
Deus perdoa, limpa, purifica, cura as feridas, dá uma nova vida e trata o pecador arrependido como um filho.
Poderia prosseguir citando uma infinidade de formas que Deus, por sua misericórdia, trata o pecador. Mas creio que até aqui uma coisa tenha ficado clara:  Deus nos ama infinitamente, e seu amor é tão grande que está de braços abertos para todos nós quando nos arrependemos!

O perdão de Deus liberta a alma oprimida pelo pecado, basta que o pecador se arrependa!
Quando um pecador se arrepende, a Bíblia fala queo céu fica alegre, como que em festa!

Arrependei-vos porque o Reino dos Céus está próximo!