Embora os três se refiram a um mesmo grupo de pessoas de uma mesma fé, no que diz respeito ao individual existe diferença entre os três.
Não é recente a existência de três tipos de seguidores de Jesus Cristo, na verdade desde a primeira vinda de Cristo na Terra eles existem.
Nos tempos de Jesus, não diferente dos dias de hoje existiam os curiosos. A doutrina de Jesus era algo inovador para o homem. Diferente da doutrina dos fariseus Jesus tinha e tem autoridade, por isso eram comum muitos o seguirem para saciar curiosidades e nada mais.
Também existiam pessoas que procuravam defeitos e falhas para acusar o mestre Jesus Cristo. Varias pessoas ficavam a sua volta observando para ver se encontravam faltas da parte de Jesus para o entregarem aos chefes da sinagoga.
Outro grupo distinto era os necessitados, tinham fé que receberiam seu milagre embora outros apenas seguiam pelo fato de que onde Jesus estava havia fartura.  
Hoje em dia não existe muita diferença entre os seguidores daquela época e os atuais. Embora a maioria ache que todos que estão na igreja são iguais, existem pelo menos três tipos de pessoas presente na igreja: os crentes, os evangélicos e os Cristãos.
Embora muitos confundam o significado, crente é todo aquele que crê em alguma coisa. Quem está na igreja com certeza crê em algo, ao contrario não estaria ali. Muitos que estão na igreja creem em Deus e em seu filho Jesus, mas não se esforçam para obedecê-lo.
Os evangélicos são aqueles que já estão a algum tempo no evangelho, conhecendo a palavra e já tendo aceitado a Cristo como seu único e suficiente salvador. Mesmo conhecendo o evangelho não se esforçam para obedecer, Jesus disse que é melhor não conhecer do que conhecer e não obedecer.
Diferente dos outros dois existe um terceiro tipo de seguidores, os Cristãos. Com o tempo a palavra Cristão perdeu parte do seu significado, mas cristão significa uma pessoa que professa uma fé em Cristo e se esforça para viver uma vida baseada nos ensinamentos de Jesus Cristo.
Esses não vão a igreja apenas por curiosidade, nem para marcar presença. Estão lá para prestar um culto de adoração a Deus, são os verdadeiros adoradores a qual Deus procura.
"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem", (João 4: 23).’’
Cabe a cada um decidir a qual desses grupos quer pertencer, e se quer fazer parte dos verdadeiros adoradores, esforçar-se a cada dia para ter uma vida santificada para com Deus.
Fiquem na paz do senhor.