Obedecei aos vossos guias […], pois velam por vossa alma… —Hebreus 13:17

Leitura: Hebreus 13:17-19

Os pastores são alvos fáceis de críticas. Todas as semanas estão expostos, explicando com cuidado a Palavra de Deus, nos desafiando a viver segundo os padrões de Cristo. Mas algumas vezes procuramos encontrar algo para criticar. É fácil negligenciar todas as coisas boas que um pastor faz e nos concentrarmos apenas em nossas opiniões pessoais.

Como todos nós, os nossos pastores são imperfeitos. Então não estou dizendo que deveríamos segui-los cegamente e nunca confrontar o erro da maneira correta. Mas algumas palavras do escritor do livro de Hebreus podem nos ajudar a encontrar a maneira certa de pensarmos em nossos líderes que nos apresentam a verdade de Deus sendo líderes exemplares com a atitude de servos. O escritor diz: “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas…” (13:17).

Pense nisso. Diante de Deus, o nosso pastor é responsável por nos guiar espiritualmente. Nós deveríamos querer que esse fardo seja motivo de alegria e não de opressão. Essa passagem indica que causar sofrimento ao pastor “…não aproveita a vós outros” (v.17).

Honramos a Deus e melhoramos a situação para a nossa igreja quando honramos quem Ele designou como nossos líderes. Sejamos agradecidos pela pessoa que Deus nos concedeu como pastor e vamos encorajar e apoiá-los em sua tarefa.

Comentário Opinativo Waldryano

Todos os dias no meu e-mail é disponibilizado um devocional como esse que você leu. Nas mensagens que recebo no Google mais, surgiu um bem irritado com os pastores que segundo ele, são todos ladrões. Generalizar é um ato triste e desonroso pois os pastores em sua grande maioria abdicam de muita coisa para ser servo do Senhor. Mas muitas vezes são confundido com homens perfeitos que assim devem ser e levam a culpa dos outros, ou seja, se um erra logo todos são errados. Cuidado ao julgar e apontar o dedo. Quando julgamos é sinal que o julgador não vive uma vida plena e precisa de sempre apontar seu dedo para os outros para tirar as atenções de si e tornar o outro em evidencia.  Ore pelos pastores, e guarde os exemplos positivos e deixe o julgamento para Deus, não poderia deixar esta palavra silenciosa nos meus pensamentos.


Autor  desta mensagem Dave Branon



Escrito por: 
WaldryanoRJ