Perdão
   Essa palavra é um pouco difícil de ser falada por algumas pessoas , e outras a maturidade e as experiências fizeram que espaço no coração já foi curado e tenho o proposito aqui de ajudar vocês a se reconciliar com as pessoas que vocês tanto amam .  O perdão ela traz uma serie de consequências em nosso corpo e também ao lado espiritual e se tiver atingindo sua vida vamos colocar um ponto final e começar um novo paragrafo em sua vida.
    Iniciarei falando o mal que faz em nosso corpo, a medicina nós ensina que a tireoide esta associada a humilhação por tempo prolongado , a  tristeza profunda leva também para as áreas respiratórias de bronquite e asma, exemplificando a pessoas vai juntando e da aquela travada em suas em emoções causando a artrite e artrose, traz a tona uma potencialização do momento e acabado a agravando na parte da dermatologia levando á  consequência do vitiligo que esta associado também a área emocional manifestando na pele da pessoas , como é bom que vivamos bem conosco pois a mente e coração tem uma distancia de 45 cm , dar comando ao corpo que limpe o sentimento negativo e o lucro de qualidade de vida será  maior , um grande psicólogo disse ¨ Se 80% dos pacientes  liberaram perdão eu liberaria esses 80%.¨ . O proposito não é colocar  medo em vocês mais alertando algo que nós não queremos que vocês passem .
¨Perdoar... é você jogar fora o lixo, que o outro deixou em você¨.
 
Padre Fábio de Melo .

    Talvez o que aconteceu no seu passado ou esta acontecendo em seu presente te deixou com muita raiva ao ponto de guardar esse rancor , irar não é o problema o problema é o rancor ficar em seu coração , lembre se que as pessoas iram machucar vocês porque elas são diferentes de você assim como meu pai ou meu amigos me machuquem o perdão é necessário entre nós para um bom convívio e uma boa amizade , deixe seu ego de lado elimine isso do sue coração , a melhor coisa e se sentir com o coração aliviado pois quando falam do ¨fulano ¨  a ira pesa no coração , mal quando você liberta isso você deixa o amor entrar . Quantos erros você já cometeu que você mesmo nunca se perdoou e se martiriza ate hoje? Esse sentimento de culpa também precisa ser liberto , para exemplificar eu já fiz muitas burradas mas libertei disso a pouco tempo , mas precisei que Cristo tirasse esse sentimento de culpa dentro de mim , mas graças a Deus hoje sou liberto porque Cristo já me purificou dos meus pecados . Vou passar alguns ensinamentos que Cristo me ensinou .
    Um dos apóstolos pergunta para Jesus quantas vezes ele teria que perdoar e Jesus nós da uma resposta a ser refletida Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?" Jesus respondeu: "Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete. Mateus 18:21-22  , fazendo o calculo 70x7  temos o resultado de 490 vezes , ou seja , Jesus nos deu a ordem de nós perdoamos essa quantidade todos os dias , mas ele usa uma metáfora para Pedro entender . E temos que fazer essa pergunta todos os dias para nós mesmo ¨será que estou seguindo essa ordem de Cristo ? ¨, pois isso não foi para exemplificar algo ou apenas ficar como uma frase qualquer , foi uma ordem dada por Jesus e temos que  segui lá . E será que isso de alguma forma afeta nosso relacionamento com Cristo ? , a bíblia diz que a  falta de perdão afeta a nossa relação com Deus .Em Hebreus 10.26 fala assim ¨Se pecamos voluntariamente ¨ a referencia aqui não é um ato ocasional de pecado ( que pode ser confessado e perdoado – 1 Jo 1.8-9) mas a rejeição consciente de Deus. O A.T. fala em Números 15.30-31 sobre cometer pecado deliberadamente . Uma pessoa seria extirpada do povo .

                          Perdoar é..
- O perdão fala de misericórdia , mas não devera ser confundido com a tolerância e permissão do pecado . O Senhor perdoará o pecado ao evangelho , mas ele não tolera a iniquidade .
                   Como perdoar ?
- Lembre-se do que esta envolvido em perdoar . Perdoar não significa fechar os olhos aos erros de outros ou fingir que nada aconteceu . Você simplesmente abre mão de guardar ressentimento.

   Que Deus venha abrir seu coração para poder perdoar e receber o perdão de Deus , que o Senhor vos abençoe .
  ¨O fraco jamais perdoa: o perdão é uma das características do forte.¨
Autor  Guilherme Lopes