Portanto, ainda que a figueira não floresça , nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas:
Todavia eu me alegrarei no senhor: exultarei no Deus da minha salvação. Habacuque 3: 17-18

 Em sua vida já deve ter ocorrido situações nas quais você já pensou em largar tudo, sair da presença de Deus ou até mesmo desistir de seu casamento, amizades e outras coisas.
Existem momentos em nossas vidas que as perdas, sofrimentos nos fazem fraquejar e até mesmo achar que Deus não está olhando para nossa situação. Certas situações nos enchem de temores e fazem com que nossas vidas percam o sentido.
Falo por experiência própria, já passei por momentos desesperadores é muito difícil de lidarmos facilmente com essas situações.
No velho testamento vemos esse exemplo de confiança na onipotência de Deus. Habacuque vivia em um período de muita tristeza, o povo de Judá havia se afastado de Deus, viviam em iniquidades e traiam ao Deus de seus pais.
O que me impressiona na oração de Habacuque é sua confiança na misericórdia de Deus. Embora ele soubesse que o povo estava pecando contra o Senhor, que Deus haveria de castiga-los como modo de faze-los abandonar suas imundices e voltar a ser seu povo, Habacuque sabia que deveria confiar na misericórdia de seu criador, e que ainda que a figueira deixasse de florescer, que a fome abalasse seu povo, todavia ele continuaria se alegrando no Deus da sua salvação.
Hoje em dia precisamos ter essa mesma confiança nos momentos difíceis, Habacuque sabia que o castigo de Deus não era para sempre, que o Senhor tinha um grande amor pelo seu povo. Nós devemos ter essa convicção, de que mesmo nos momentos difíceis temos um Pai que nos ama, e que nos ajudará nos momentos de angustia.
Por isso irmãos e amigos em cristo, lembrem-se de que ainda que o mundo se volte contra você, tens um Pai, um amigo que não te abandonará nesses momentos.
Fiquem com Deus, meditem nesse lindo louvor da cantora Elaine de Jesus.