Imagem de: http://www.atendanarocha.com/2012/04/o-cego-de-jerico.html

E depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando. Marcos 10:46

Hoje lembrei da história do cego de Jericó, contada em Marcos 10:46, parei para refletir e imaginar o ocorrido. Embora já tivesse lido esta história outras vezes, ela prendeu novamente minha atenção, esta história nos ensina várias lições preciosas. Deixe-me compartilhar com você.

 Como a Bíblia nos conta, no Evangelho segundo escreveu Marcos, Jesus estava de saída da cidade de Jericó. Havia um cego em Jericó.  Seu nome? Bartimeu. Este mendigava, assentado junto ao caminho. Talvez ele já estava sem esperança de uma vida melhor: estava sem visão, desprezado, solitário, mendigando, enfim, sem ninguém que lhe amparasse. Ele já devia ter ouvido falar de Jesus Cristo, mas o que teria o Mestre Jesus a fazer ali? Qual seria sua chance de encontrar com o Senhor Jesus? Naquele dia ele viu algo diferente: uma grande multidão vinha pelo caminho que estava. Quem seria? Alguém lhe disse: é Jesus quem vem ai!

“E ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar: Jesus, filho de Davi! Tem misericórdia de mim.”

Alguns tentaram calarem sua voz, mas ele gritava cada vez mais forte, com todas as suas forças: Filho de Davi! Tem misericórdia de mim!!!

“E Jesus, parando, disse que o chamassem”

O que aprendemos com essa história? Muitas coisas!

Claramente podemos perceber que Bartimeu não foi persuadido pela multidão a crer em Jesus, esta apenas tentou tirar sua esperança. Ele sabia que Jesus era, e é, capaz de realizar milagres. Ele acreditou, a confiança em Jesus Cristo é o primeiro passo para alcançarmos o milagre da parte de Deus. Na época de Bartimeu era comum as pessoas após anos sofrendo de algum mal, ao invés de procurarem a ajuda de Deus, procurarem a ajuda de feiticeiros e outras coisas que prometiam ajuda, mas no fim a situação apenas piorava. Bartimeu procurou a pessoa certa: Jesus Cristo, filho de Deus, poderoso para realizar o milagre em nossa vida.

Amigo, talvez em sua vida você já tenha recorrido a diversas fontes, procurando pela realização de seu milagre. Me escute, posso te afirmar que a solução, seu milagre só será possível em na pessoa de Jesus Cristo. Não perca seu tempo recorrendo a soluções duvidosas, creia em Jesus e persevere: ele é capaz de realizar o milagre em sua vida.

O milagre que ocorreu na vida de Bartimeu não estava também na multidão, que embora estavam a seguir Jesus, desprezaram a Bartimeu, até tentaram dissuadi-lo a desistir do milagre que tanto almejava. Ele não deu ouvido às más bocas que tentaram, calar-lhe.

Talvez uma multidão a seu redor esteja tentando calar o seu clamor, querendo te convencer de que seu milagre não é possível, de que Deus não está te escutando. Não te deixe levar por essas pessoas, Deus está te escutando, e só questão de ter fé para que como Jesus chamou a Bartimeu, ele te chame para o seu milagre!

A fé é a uma das principais atitudes para alcançarmos o milagre em nossas vidas. É através dela que tomamos que temos animo de clamar mais alto pedindo por nosso milagre enquanto uma multidão ao nosso redor tenta fazer com que cessemos nosso clamor.

- E o mestre mandou chamar Bartimeu -

Talvez naquele momento o coração do cego que gritava passou a bater mais depressa. Após a palavra do mestre confrontando a opinião da multidão que julgavam que o Mestre não queria ouvir Bartimeu, o Mestre chamava o cego que gritava ao caminho! Era a hora do milagre na vida de Bartimeu!

Ele lançou de si sua capa. A capa de Bartimeu era algo importante para ele, nem todo dia estava calor, no frio ele precisava se proteger enquanto estava ali no caminho a pedir esmolas. Também era algo que chamava a atenção das pessoas, mas ele não precisaria mais daquela capa, ele lançou de si, pois dali em diante sua vida já não seria a mesma.

Vemos ai mais um ato de fé. Ele poderia pensar: e se ele não me curar, como farei para recuperar minha capa? Mas ele não deixou a dúvida entrar em seu coração. Algumas pessoas, às vezes estão muito perto de receber o milagre que a tanto tempo espera, mas deixam se dominar pela dúvida. A dúvida não pode fazer parte da nossa jornada.

“ E Jesus disse-lhe: que queres que te faça? Ao que Bartimeu respondeu: Mestre, que eu tenha vista. E Jesus lhe disse: Vai em frente, a tua fé te salvou!”


Vemos aqui mais uma importante lição: Bartimeu logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho. Uma das atitudes que mais desagrada a Deus é a ingratidão, muitos ao receberem o milagre de Deus em suas vidas, são ingratos e abandonam Jesus logo ao que recebem o milagre em suas vidas. Os milagres que Deus realiza em nossa matéria é necessário para vivermos uma vida melhor, enquanto aqui neste mundo. Mas é necessário que sigamos a Jesus Cristo: muito mais do que realizar o milagre em nossa matéria, Ele quer realizar o milagre em nossa alma, nos dar seu Espírito Santo, e nos levar para morarmos com Ele.

Sem dúvida Deus quer realizar o milagre em sua vida, por isso, faça como Bartimeu, confie, persevere ao ignorar a multidão que dizem que você não vai conseguir. Mas Deus também quer te salvar, através do sacrifício que Jesus Cristo fez na Cruz. Se você ainda não se entregou a ele, não demore! Ele te ama, você tem a chance de encontrar com o mestre, mas como Bartimeu você não pode perder a chance de estar junto dele.

Fiquem com Deus, que o Espírito Santo preencha vossas vidas, revelando a perfeita vontade de Deus, e que alcançando pela graça aqueles que ainda não se entregaram ao Senhor Jesus. Amém.