É espantoso como em nossos dias muitos que dizem servirem a Jesus Cristo têm se conformado, e se agradado com este mundo, com o pecado. Muitos cristãos, que em outrora tinham como prioridade em suas vidas agradarem a Deus, hoje vivem como se suas ações não entristecessem a Deus.
Sabemos que não há como ser amigo do mundo e manter uma amizade com Deus, para sermos amigos de Deus é necessário que não nos conformemos com esse mundo, estar nele é algo completamente diferente de aceitar as coisas deste mundo.
Ser amigo de Deus é viver “na contramão” deste mundo, ser cristão é viver em desacordo com os “pratos” oferecidos por esse mundo. Muitos cristãos de hoje têm usado de desculpas para praticar o pecado, quando na verdade o pecado pode e deve ser evitado se quisermos agradar a Deus.
Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis. Se, entretanto, alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 1 João 2:1
Vemos que João, servo de Jesus Cristo, nos exorta a evitarmos o pecado, e se “acidentalmente” pecarmos (por sermos humanos) temos um Advogado para com o Pai. Alguém pode defender neste momento que a carne é fraca, que somos sujeitos ao pecado, sim a carne é fraca, mas devemos fortalecer nosso espírito, pois se somos escravos do pecado certamente não haveria libertação em Cristo, não é mesmo? Pare para pensar o que Cristo fez na cruz foi a fim de perdoar os pecados que poderíamos cometer, para que pudéssemos ter a liberdade de por sua graça resistir ao pecado, e se pecássemos pudéssemos ser perdoados, a graça não existe para ficarmos “brincando” de pecarmos hoje e pedirmos perdão amanhã, embora Deus nos perdoe pelo sacrifício de seu filho Jesus Cristo, a vontade dele é que vivamos uma vida de santidade para com ele.
Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 1 João 2:15
Amados, se somos libertos por Cristo não podemos viver pensando em pecar, devemos resistir as tentações.
Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. 1 João 3:9

Vivamos, pois, uma vida de santidade para com Deus, evitando o pecado e as coisas deste mundo, a fim de que venhamos a agradarmos a Deus. Embora sujeitos ao pecado pela carne, devemos fortalecermos nosso espírito, a fim de que evitando o pecado possamos agradarmos a Deus com nossas vidas. Com toda certeza se pecarmos, Ele, Jesus Cristo, o Justo, por sua graça nos perdoará, mas lembre-se: não podemos sermos amigos de Deus aceitando as coisas deste mundo, que não passam de pecados e imundície. Fiquem com Deus.