Lendo a Bíblia Sagrada podemos encontrar várias referências que remetem a Deus como o Bom Pastor que cuida muito bem de suas ovelhas. Sabemos que Deus tem o maior zelo por suas ovelhas, ele supre todas as necessidades delas, pois elas estão sob seu fiel cuidado. O Salmista Davi demonstra muito bem essa visão de Deus como o Pastor zeloso que cuida do seu rebanho, vemos isso no Salmo 23: “1. O Senhor é o meu pastor; nada me falta. 2. Em verdes pastos me faz descansar, e para águas tranquilas me guia em paz. 3. Restaura-me o vigor e conduz-me nos caminhos da justiça por amor do seu Nome. 4. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.” (Versão King James Atualizada). A comparação de Davi neste Salmo é extremamente interessante, pois em poucas palavras ele resume a ideia da relação que temos com Deus quando confiamos nossas vidas a Ele, nos tornamos ovelhas dos seus pastos. Ele supre nossas necessidades, nos faz descansar, nos conduz por caminhos retos, e nos protege dos perigos que nos cercam.
No Novo Testamento vemos essa ideia do Senhor como nosso pastor confirmada pelo próprio Jesus. Ele é o Bom Pastor que deu a vida por resgate de suas ovelhas que estavam desgarradas e distantes de Deus, e impossibilitadas de voltarem para o aprisco por conta das feridas causadas pelo pecado. Vemos expresso o carinho especial que Deus tem pelas perdidas, Ele enviou parte de si para que por Ele as ovelhas perdidas fossem resgatadas.
Através do sacrifício de Jesus Cristo, temos hoje a possibilidade de fazermos parte de seu rebanho, rebanho este ao qual ele dedica todo seu carinho e amor. Na Palavra de Deus vemos demonstrado claramente o amor que Deus tem pelas ovelhas perdidas, desgarradas de seu aprisco. A exemplo, vejamos a parábola da ovelha perdida, contada por Jesus na ocasião em que os fariseus e os escribas murmuravam entre si por estar Jesus pregando aos publicanos e pessoas de má fama na região que ele estava:

3 Foi então que Jesus lhes propôs a seguinte parábola: 4 “Qual, dentre vós, é homem que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no campo as noventa e nove e vai em busca da que se extraviou, até que a encontre?
Vemos que logo ao início da parábola Jesus demonstra seu amor por cada ovelha, demonstra que cada ovelha tem um lugar especial em seu aprisco, é importante para ele, é preciosa, faz falta. Jesus morreu na cruz pelo resgate de suas ovelhas, e dessa forma não quer que nenhuma delas se perca, e está disposto a deixar as noventa e nove ovelhas descansando no aprisco (pois estas estão em segurança e não necessitam do mesmo cuidado) para ir atrás dessa uma ovelha que se afastou do rebanho. Cada ovelha possui imensurável valor para o Bom Pastor, e Ele tem a maior alegria em buscar e encontrar as ovelhas que se perderam do rebanho!
5 E assim que a encontra, coloca-a por sobre os ombros cheio de júbilo 6 e ruma para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e anuncia: ‘Alegrai-vos comigo, pois hoje encontrei minha ovelha perdida’. 7 Eu vos afirmo que, da mesma maneira, haverá muito mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não carecem de arrependimento.”
Todos nós já fomos uma ovelha perdida, desgarrada, vivendo em nossa natureza pecaminosa. Só reintegramos o rebanho de Cristo quando nos arrependemos e decidimos não mais resistir à vontade do Bom Pastor de nos levar de volta para casa (a presença de Deus, que só pode ser alcançada por meio de Jesus Cristo).
Deus nos criou para sermos suas ovelhas, mas em algum ponto da história nos perdemos dEle. Hoje posso dizer que Ele me encontrou, dentre tantas ovelhas perdidas, o Bom Pastor me trouxe ao seu aprisco. Não digo ovelhas perdidas no que diz respeito a ter deixado a igreja ou coisa parecida, mas de modo muito mais abrangente ao fato de todos nós estarmos ligados inicialmente a nossa natureza pecaminosa, longe do rebanho por nossos pecados, e só podemos voltar ao rebanho se nos entregamos aos braços do Bom Pastor que é Jesus Cristo.
7 Eu vos afirmo que, da mesma maneira, haverá muito mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não carecem de arrependimento.”
A partir do momento que tomei minha decisão individual com Jesus Cristo pude ver a veracidade das palavras ditas pelo salmista Davi, o Senhor é o meu Pastor, e nada me falta, ele me guia por caminhos de paz e tranquilidade, onde a grama é verde e as águas calmas, não me preocupo com minha vida, pois Ele é minha proteção!

Se você ainda é uma ovelha perdida, não teve um real encontro com Jesus Cristo, tome sua decisão com Ele, o Bom Pastor te busca e quer te levar para o aprisco! Se você ainda não aceitou a Jesus Cristo com seu Salvador e Senhor você ainda é uma ovelha perdida, Ele quer resgatar-te! Se você por algum motivo se afastou dos caminhos do Senhor uma vez tendo entregue sua vida a Ele, você também é uma ovelha perdida, e Ele quer com o maior amor te levar de volta para o lar! Se você nasceu em um lar cristão mas ainda não se entregou a Cristo numa decisão pessoal, você é uma ovelha perdida, assim como eu era, Ele quer te levar para junto de suas ovelhas para pertencer ao aprisco Dele, onde há paz, tranquilidade, nada falta, onde os caminhos são retos, e onde não temos nada a temer porque no aprisco o Bom Pastor é nossa proteção!!!