O título desse post traz uma pergunta que para alguns pode ser um pouco difícil de responder em um primeiro momento, realmente não é uma pergunta fácil para ninguém, mas acredito que todo cristão em sua vida deva fazer para si a mesma pergunta: “O quanto Jesus Cristo vale para mim, qual o valor que dou ao seu sacrifício na cruz em favor da minha salvação?”. Eu, em um determinado momento da minha vida cristã, já parei para me perguntar qual o valor que eu dava à obra redentora de Cristo, quis saber o que Jesus significava para mim. Por algum tempo me fiz essa pergunta, e creio que o próprio Deus tem me ajudado a respondê-la. Acredito que essa pergunta não é do tipo que pode ser respondida com um simples “vale muito para mim” ou “daria tudo por ele”, uma vida com Deus não é algo que se resume ao momento, assim sendo, creio que uma resposta para uma pergunta como esta deva ser construída dia após dia através da amizade com a pessoa de Jesus Cristo, e do conhecimento da Palavra de Deus.
Para refletirmos vamos analisar a obra redentora de Cristo. Imagine um grande amigo da família, você não sabe quando ele chegou, pois não havia nascido, mas sabe que de alguma forma ele ama muito sua família, mas há um problema: embora ele ame muito sua família, no passado algum membro de sua família pecou contra esse amigo, traindo a tão longa amizade que mantiveram por muitos anos. Mas mesmo assim esse amigo não deixou de amar, de querer estar perto dessa família, mas não dava, havia algo muito forte que dificultava a amizade. Ele então, sendo um grande amigo, resolve enviar seu filho para reatar essa amizade, mas sabia que a mancha causada por aquele membro da família era muito grande, a missão de seu filho seria difícil pois a única forma de reatar a amizade era através de sua morte. Já entendeu? Um dia nossos pais quebraram uma grande amizade que Deus mantinha com nossa espécie lá no jardim do Éden, não estávamos lá, mas essa mancha causada pela quebra dessa amizade acompanhou nossa espécie por muitos anos, sem solução. Mas Deus não deixou de amar-nos. Um dia, vendo que o homem era arrogante demais para reatar a amizade, insistindo em seus próprios pecados, Ele decide enviar seu filho Jesus, parte de si, para reatar a amizade quebrada por nossos pais, a única forma de nos ligar de volta a Deus era através de seu sangue, de sua morte, e Jesus morreu, pagou o preço pela nossa salvação. Pela obra redentora de Jesus Cristo temos hoje acesso a Deus, e temos por graça o perdão dos nossos pecados e a possibilidade de uma vida pura, uma vez que pelo sangue de Jesus Cristo fomos resgatados da nossa vã maneira de viver.
Muitas pessoas veem na pessoa de Jesus somente a solução para nossos problemas, esquecendo-se que nosso maior problema já foi solucionado na cruz, e que não devemos seguir a Cristo somente pelo que ele pode nos oferecer por sua misericórdia, mas porque o amamos, porque queremos estar junto dele, porque queremos estar com esse grande amigo, que é Deus, por toda a eternidade.

Como já disse a resposta para essa pergunta não poderá ser obtida através de expressões como “vale muito para mim” ou “daria tudo por ele”, a vida cristã é feita de etapas, dia após dia de relacionamento com esse grande amigo, que por graça (favor) quis reatar a amizade quebrada por nossos pais. Sabendo disso, concluo: viverei uma intensa amizade por toda minha vida com aquele que me ama tanto, Deus, que se revelou na pessoa de Jesus Cristo, buscando que a cada dia Ele possa valer mais e mais para mim, de forma que ao final da minha vida, quando eu fechar os olhos nessa Terra e estiver diante dele eu possa dizer com convicção “Ele valeu cada minuto de minha existência na Terra!”.