Deus nos criou como seres puros, livres de qualquer tipo de pecados. Deus sabia dos riscos que corria concedendo a uma espécie a capacidade de escolher, o livre arbítrio, mas mesmo assim ele confiou em nossa espécie, nos criou com a capacidade de tomarmos nossas próprias decisões.
Como um pai que dá todos os privilégio para os filhos, o Senhor pôs nossa espécie em um lindo paraíso, onde tínhamos  tudo e não precisávamos de mais nada, pois o Senhor fez um lugar realmente perfeito.
Como todos conhecem a história, nossa espécie usou o livre arbítrio de forma errada, ao invés de usarmos nossa  capacidade para agradar nosso tão bondoso criador, pecamos contra Ele. Tínhamos tudo para sermos felizes e não aproveitamos.
Daí para frente passamos a pecar cada vez mais, cometendo maldades e outros pecados gerações após gerações. Passamos a desgostar nosso criador cada vez mais.
Então o SENHOR entristeceu-se muito por haver criado os seres humanos sobre a terra, e esse sentimento feriu profundamente seu coração. (Gênesis 6:6)
Passaram-se muitos anos, durante esses anos Deus enviou diversos profetas para que através de suas pregações o povo voltassem para seu Criador. Alguns profetas foram até ouvidos, mas quando tudo aparentava bem, o povo se esquecia do Deus que tão bem cuidava deles.
O pecado tinha se tornado parte nossa natureza, já não existia a pureza que outrora existia no coração do homem. A malicia, mentira, ódio, inveja, adultério e tudo quanto espécie de pecados faziam parte do cotidiano humano. Na situação que estava era impossível os profetas trazerem o ser humano de volta para Deus. Os pecados eram tão grande que os sacrifícios já não eram suficientes.
Então Jesus se manifestou, a fim de salvar a humanidade dos pecados que nos condenavam. Não era uma missão fácil, para salvar a humanidade Jesus precisaria morrer, como o maior sacrifício em favor da humanidade.
Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. (João 10:11)
Éramos ovelhas perdidas, dispersas e sem esperança de uma vida melhor. Jesus, como bom Pastor deu sua própria vida em resgate de suas ovelhas. A partir de sua morte ele teria todo o direito de salvar aquelas ovelhas que aceitassem sua salvação. Exatamente, Jesus pagou o preço! Ele é o bom pastor que deu a vida por nós. Mas sua missão não era (é) obrigar que as ovelhas viessem a Ele, ele queria (quer)salvar aquelas que por sua própria vontade aceitassem a salvação.
Imagine a situação: você está em um navio, prestes a naufragar. Pelo rádio o capitão solicita o resgate da tripulação. Então surge um único navio disponível por perto, um navio humilde, mas que recebeu as instruções de fazer esse resgate. Só que para esse resgate é preciso que a tripulação colabore, que queiram ser resgatados.
É exatamente essa a situação de Jesus. Ele veio com a missão de nos salvar, pagou o preço por nosso resgate, mas é preciso que aceitemos ser resgatados, que aceitemos a salvação de nossas almas.
Deus, através do sacrifício de Jesus na cruz do Calvário, nos oferece a salvação gratuitamente. Não por nossos méritos, mas por graça, que é um favor dEle para conosco, mesmo que não somos merecedores.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom (presente) de Deus. (Efésios 2:8)

Fique com Deus, lembre-se: você pode ser participante da graça, basta você querer, e pedir a Deus que lhe torne participante, aceitando a Jesus Cristo como salvador da vossa alma.
Autor: Marcos Silva