V
ivemos em uma realidade repleta de desafios, principalmente para o cristão que busca viver em fidelidade para com Deus. Todos os dias somos confrontados por esses desafios, temos diariamente a escolha de resistirmos as tentações e propostas do mundo, ou nos entregarmos a ele.
Na atualidade está cada vez mais difícil para o cristão viver uma vida pura para com Deus. É necessário que haja vontade de vencer as lutas contra as forças do mal e contra nossas vontades. O cristão do século XXI passa por desafios não apenas de caráter moral, mas dia após dia temos desafios em todos os âmbitos de nossas vidas, os quais temos que vencermos se quisermos viver uma vida diferente para com Deus.
Embora os dias sejam difíceis, devemos nos lembrar das promessas de Jesus Cristo, ele foi preparar-nos lugar, e, em breve virá nos buscar.

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. (João 14:1-3)

São inúmeros os desafios que um cristão deve vencer nos dias atuais para manter uma vida em comunhão com Deus. Seria impossível explorarmos todos eles em um único texto, mas, neste post pretendo destacar três deles, que devemos tomar cuidado: as tentações, a rotina e a vaidade de coração. 

As tentações


No decorrer do dia somos tentados diversas vezes, de diversas maneiras. Não são poucas as vezes que o adversário de nossas almas e nossas próprias fraquezas tentam nos induzir ao pecado, a fim de fazer com que nos afastemos de Deus.
Um cristão que ama a Deus, e quer viver em fidelidade para com Deus, vê-se numa situação de luta constante, pois, a todo momento estamos expostos a este mundo, uma vez que estamos nele. Seja na escola, no trabalho, em lugares sociais, dentre os mais diversos, as tentações ocorrem, e, isso é algo que não podemos evitar. É importante ressaltar que, embora não podemos evitar que as tentações ocorram, em Deus temos força para vencê-las, jamais podemos nos entregar, devemos sempre lembrar de que não fomos chamados para a perdição, e, já tendo sido crucificados com Cristo (Gálatas 2:20), vivemos para a glória de Deus.
O plano do inimigo é fazer com que venhamos a trair nossa fé em Cristo. Somos tentados pela imoralidade deste mundo, pela soberba, pelo orgulho, pela avareza, pela mentira, trapaça e tudo quanto o mundo pode oferecer, que aparentemente traz benefícios. Devemos resistir as tentações, embora o inimigo nos oferte suas “melhores” propostas, somos filhos do Rei, devemos agradar a Deus com nossas vidas.
Pertencemos a Cristo, fomos comprados pela graça, não pertencemos mais ao mundo. Somos tentados pelo mundo à trairmos a Jesus Cristo, diversas propostas tentando persuadir nossos sentidos, fazer com que venhamos a compartilhar das coisas desse mundo. Não devemos nos deixar levar pelas tentações, há muito mais preparado para o crente fiel do que este mundo pode oferecer!

A rotina


Muito mais do que antes, o Cristão do século atual enfrenta um desafio perigoso, a rotina. Vivemos dias corridos, os compromissos parecem que cada vez aumentam mais, tem dias que as “correrias” da vida fazem com que não sobre tempo para muitas coisas que gostaríamos de fazer no decorrer do dia.
Tantos afazeres e compromissos fazem com que vivamos em uma situação de pressão e estresse contínuos, e, muitas vezes, após um dia cheio de tarefas tudo que queremos é chegar em casa, tomar banho e dormir. Embora os dias sejam desgastantes, devemos tomar cuidado para que não nos afastemos de Deus, é preciso que nos organizemos de forma a separarmos um momento especial para dedicarmos a Deus.
Não podemos deixar que as correrias desse mundo ocupem o tempo de Deus em nossos corações. Quando substituímos o tempo de Deus acabamos nos afastando dele. É certo que Deus está o tempo todo conosco, desde o momento que aceitamos sua companhia, e o Senhor jamais se esquece de nós, mas Ele é Deus, nós, humanos, limitados e fracos, se deixamos a rotina atrapalhar nosso relacionamento com Deus, corremos o risco de enfraquecermos na fé, o que pode levar-nos a um naufrágio espiritual.
A família é um presente de Deus, Ele se agrada do lar unido. Em nossos dias, por conta dos afazeres, muitas vezes deixamos com que os laços familiares sejam comprometidos. Comprometidos porque a boa relação com a família é feita de presença, não de momentos. É importante não deixar o trabalho e os compromissos tornar extinto os laços e a união familiar.
Um bom cristão deve amar sua família, atribuindo maior amor somente a Deus, e, por amar, não pode deixar que a rotina o afaste da família, pois quem ama se faz presente. O cansaço é algo que vem para todos nós, mas, se não somos capazes de vencê-lo, e, quebrando a rotina, dedicarmos um tempo especial a Deus e a nossa família, estamos em falta, e precisamos consertar!

A vaidade


Um dos desafios do cristão atual é a vaidade, que tem tomado cada vez mais conta das igrejas. Não digo vaidade pensando superficialmente apenas em adornos e vestimentas, mas de modo mais profundo, a respeito da vaidade de coração.
Segundo dicionário online DICIO (http://www.dicio.com.br/vaidade/), vaidade é: Excesso de valor dado à própria aparência, aos atributos físicos ou intelectuais, caracterizado pela esperança de reconhecimento e/ou admiração de outras pessoas”.
            Vemos muito isso hoje nas igrejas, pessoas que se esforçam em “falar bonito”, em se vestir bonito, em usar perfumes diferentes (motivo de risos) e outras coisas com um único objetivo: obterem glória para si.
Algumas pessoas até procuram fazer coisas em que dizem estarem procurando agradar a Deus, mas na verdade querem ser vistos por homens, serem reconhecidos, quando na verdade toda a honra e glória é (ou deveria ser) do Senhor Jesus Cristo, pois através dele é glorificado o Pai, Deus.
É notável também que a existência de cristãos vaidosos não se restringe ao ambiente de culto, seja na empresa, na escola, faculdade, no lar, etc., existem pessoas, cristãs, que possuem a necessidade de se “mostrarem” o tempo todo, como se necessitasse de constante reconhecimento com a “simples” propósito de manutenção do ego.

Todo cristão que quer ter compromisso com Deus, deve viver vencendo os desafios que todos os dias sobrevém. Enquanto estamos neste mundo estamos sujeitos às dificuldades que nele existem. A caminhada para o céu não é algo fácil, mas Jesus prometeu estar conosco, Ele é nosso auxílio. Se nos entregarmos às coisas do mundo nos tornamos amigos dele, e a Bíblia nos diz que a amizade com o mundo é inimizade com Deus. (Tiago 4:4)
Escolhamos, pois, vencer os desafios, tenhamos ânimo, só mais um pouquinho e estaremos com Ele na glória. Nada neste mundo pode se comparar ao eterno lar que Jesus nos preparou! Jesus venceu o mundo, e, com seu sangue comprou nossa liberdade, Nele temos a capacidade de vivermos integramente!

Uma vida para agradar a Deus não é fácil, mas é necessário, as coisas do mundo nos separam de nosso criador, e uma vida longe de Deus não é o que almejamos, necessitamos da companhia Dele, e, nosso objetivo é morar eternamente com Deus, a quem amamos, e para isso temos que abrir mão das coisas deste mundo que nos afasta Dele. Fiquem com Deus, que Deus vos abençoe!

Por: Marcos Silva