Quem nunca passou por momentos de crises e dificuldades, se sentiu fraco, ou abatido, diante de certas circunstâncias na vida? Acredito que a maioria de nós já passamos (ou está passando) por momentos assim, onde os problemas parecem querer nos devorar, e, muitas vezes, acabamos em uma situação de frustração com pessoas, que, ao nosso ver, poderiam nos ajudar, e, por algum motivo não conseguem, de frustração com o ministério, chegando a pôr a fé em dúvida, às vezes decepcionados com nós mesmos, em momentos em que, por conta dos problemas, sentimos como se tivéssemos feito algo de errado para que a vida ficasse repentinamente tão difícil.
A vida não é somente flores, jardins e belas paisagens, momentos em que o céu parece escurecer, as oportunidades parecem sumir, as aflições parecem serem mais fortes do que nós, são normais em nossa vida, enquanto estamos neste mundo estamos sujeitos às aflições e dificuldades da existência humana, mas Jesus nos disse: " Eu vos preveni sobre esses acontecimentos para que em mim tenhais paz. Neste mundo sofrereis tribulações; mas tende fé e coragem! Eu venci o mundo. ” (João, 16)
Se servimos a Jesus Cristo, podemos ter paz nos momentos difíceis, pois, é Ele quem cuida de nós, e, quando a caminhada se torna difícil Ele nos carrega nos braços, e nos faz entender que não importa a situação Ele é nosso amigo. Podemos descansar sabendo que Ele nos auxilia em todos os momentos.
A Bíblia nos conta que, certa vez os discípulos estavam em um barco com Jesus, e lhes sobreveio uma grande tempestade. Jesus, em sua forma humana, estava cansado e dormia tranquilamente no porão do barco, demonstrando que assim como Ele confiava no Pai, devíamos confiar Nele. Com as ondas causando grande turbulência no barco, vendo que este iria naufragar, os discípulos desesperados chamaram a Jesus “Mestre! Mestre, estamos a ponto de morrer! ”.
O mais interessante é observarmos que embora tivesse (tem) poder para não deixar que a tempestade ocorresse, Jesus não impediu que a tempestade se aproximasse. Jesus conhece as nossas limitações, sabe até que ponto podemos suportar, às vezes as tempestades vêm para que aprendamos a confiar em Deus, são aprendizado para a vida do cristão, e, Deus permite que elas se aproximem para que coloquemos nossa fé em prática.
Não precisaria que Jesus levantasse para acalmar a tempestade, apenas era necessário que os discípulos usassem sua fé, ao ver que os discípulos não foram capazes de exercitarem a fé para que a tempestade se acalmasse Jesus disse aos discípulos: “Onde está a sua fé? ” (Lucas 8:25). Ele se levantou e repreendeu a tempestade e a violência das águas. Tudo então se acalmou e houve perfeita paz.
É fato que, durante nossas vidas, diversas dificuldades virão, mas é necessário que tenhamos fé, pois, a presença de Jesus em nossas vidas basta para acalmar a tempestade!
Onde está a nossa fé? Em quem confiamos? Confiamos em nossas próprias forças, ou confiamos que o braço do Senhor é o nosso amparo? A fé é essencial na vida do cristão, a Palavra de Deus nos diz: “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. ” (Hebreus 11:6).
Em Hebreus encontramos a seguinte afirmação: "Pois não temos um sumo sacerdote que não seja capaz de compadecer-se das nossas fraquezas, mas temos o Sacerdote Supremo que, à nossa semelhança, foi tentado de todas as formas, porém sem pecado algum. Portanto, acheguemo-nos com toda a confiança ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e encontremos o poder que nos socorre no momento da necessidade. (Hebreus, 4)
Temos um Senhor que se importa com nossas fraquezas e dificuldades, e melhor, nos entende, pois, Ele mesmo, Jesus Cristo, já esteve entre nós, assumiu a forma humana, e, como humano padeceu todas as dificuldades que estão sujeitas aos homens, mas Ele às venceu, e, se temos por Mestre aquele que venceu as dificuldades deste mundo, sem dúvidas, tendo vencido, ele dará a vitória para aqueles que Nele depositam sua fé!
No Salmo 9, Davi escreve as seguintes palavras: "O SENHOR será também um alto refúgio para o oprimido; um alto refúgio em tempos de angústia" (Salmo 9:9). Ao passarmos por tempos onde as dificuldades parecem nos sufocar, devemos ter a confiança de que “Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. ” (Salmos 46:1)
Devemos ter a confiança em, como Davi, dizer: "O SENHOR é o meu rochedo, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação e o meu alto refúgio" (Salmo 18:2).
Não há outra forma de sobreviver a momentos de dificuldades e crises, a solução para vencer esses processos da vida está em confiar que temos um Deus que conhece todas as coisas e é capaz de nos ajudar nas dificuldades. A solução está em exercitarmos a nossa fé e confiança Naquele que tudo pode, Deus, está em depositarmos a nossa esperança Nele.
Os dias são difíceis, e, dificuldades no lar, no trabalho, na vida social, no ministério, entre outros, fazem parte da nossa jornada nesta terra, mas, não estamos sozinhos, eis que Ele prometeu estar conosco todos os dias. Apenas confie, descanse nos braços do pai, pois, sem dúvida Ele jamais nos desampara, e, está sempre pronto a nos socorrer, mesmo quando tudo parecer perdido!


Por: Marcos Silva