“Entenda a complexa guerra que já matou 10 mil no Iêmen”. Foi lendo este artigo que meu dia começou.
Esta matéria foi publicada ontem (16/10), pela revista Veja, e chamou minha atenção.
Os conflitos e todo o ódio humano são na verdade bem difíceis de explicar, o que o redator estava se prepondo a fazer é realmente algo bem audacioso. Eu precisava conferir!
Li a matéria com atenção e passei o dia pesquisando sobre este país e a guerra civil que ele está vivendo.
Para quem nunca ouviu falar, o Iêmen é um país que fica próximo a Arábia Saudita, na região conhecida como Oriente Médio. É um país relativamente pobre, e atualmente está enfrentando uma guerra civil.
Este pequeno país surgiu como resultado de anos de conflito para sua unificação, que ocorreu em 1990. Mesmo com sua unificação as tensões entre o sul e o norte permaneceram.
Os conflitos se intensificaram a partir de 2011, por ocasião da desavença entre muçulmanos xiitas e sunitas (duas subdivisões do Islã). Em 2015 é que os conflitos tomaram um rumo alarmante, e o que antes era em menor escala tomou rumo nacional na República do Iêmen.
O estopim para o início de uma guerra civil foi a tomada da capital iemenita, Sanaa, pelos xiitas no começo de 2015, o que forçou o então presidente na época a abandonar a cidade.
A guerra já se estende por bastante tempo e até o momento não parece desfechar para um fim próximo.
O Iêmen sofre com extrema fome e desnutrição, por conta de um bloqueio de importação no país, que acaba por impossibilitar a chegada de ajuda humanitária. A população civil passa pelos piores dias de sua vida com a instabilidade política, os ataques com bombas e os confrontos constantes.
Qual será o desfecho desse conflito? Será a interferência estrangeira no conflito capaz de dar um fim a ele?
Acredito que essa guerra tem uma resolução extremamente complicada, pois, nenhum dos lados, xiitas e sunitas, estão dispostos a negociar.
Neste ponto não poderia deixar de chamar sua atenção para uma profecia proferida pelo próprio Jesus: “E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores” (Mateus 24:6-8)
Durante muitos períodos da história da humanidade a ambição do homem levou a conflitos e dizimação de comunidades inteiras. Mas o que vemos acontecer nos últimos séculos não é comparável a nenhum outro período da história da humanidade.
Nos últimos anos os conflitos se intensificaram, tivemos duas grandes guerras mundiais, posteriormente o período de Guerra Fria, que embora não tenha sido um conflito formal entre as forças aliadas ao EUA e as forças aliadas a antiga União Soviética foi um grande susto para a humanidade.
Ainda como acontecimentos recentes tivemos inúmeras guerras entre diversos países, e, no ano de 2001, algo viria a marcar o início do novo milênio: o atentado ao Word Trade Center, as torres gêmeas.
Todos esses eventos parecem claramente nos dizer um recado: Jesus está voltando. Nos alimentamos de esperança e às vezes tendemos a acreditar que dias melhores virão sobre esta terra, mas nos enganamos.
Pedro diz em sua epístola: “Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios” (2 Pedro 3:7).
Dias melhores virão, mas não creio que serão nesta terra. Há muito mais preparado para aqueles que entregam suas vidas a Deus!

Então vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia.
Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido.
Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: "Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus.
Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou".
Aquele que estava assentado no trono disse: "Estou fazendo novas todas as coisas! " E acrescentou: "Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e dignas de confiança".
Disse-me ainda: "Está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tiver sede, darei de beber gratuitamente da fonte da água da vida.
O vencedor herdará tudo isto, e eu serei seu Deus e ele será meu filho.
Apocalipse 21:1-7

Ora vem, Senhor Jesus!
Apocalipse 22:20

Para saber mais sobre o Iêmen: 
Yemen country profile: http://www.bbc.com/news/world-middle-east-14704852 [em Inglês]

 Matéria citada no início do post: http://veja.abril.com.br/mundo/entenda-a-complexa-guerra-que-ja-matou-10-mil-no-iemen/

Autor: Marcos Silva