Os anos avançam, de tempos em tempos surgem tendências e modismos que tão logo quanto surgem, desaparecem. Ideologias promovem rupturas e revoluções. O conhecimento científico segue conquistando cada vez maiores descobertas sobre o mundo em que vivemos.
Junto com o avanço do mundo, parece avançar também a ambição do homem, que leva cada um a procurar seus próprios interesses, o que muitas vezes leva o homem a conflitos e consequentemente às guerras.
Há um tempo atrás estava conversando com um grupo de jovens sobre a situação caótica em que nosso mundo se encontra. É interessante [e muito triste] que mesmo em meio a tantas descobertas e realizações o homem não consegue encontrar a felicidade.
Em meio a tudo isso cresce dia após dia o número de pessoas viciadas em drogas, antidepressivos, outras que se afundam cada vez mais no trabalho e outras coisas, o que demonstra que muito mais que as gerações que já se foram, o homem atual sofre com um mundo conturbado. A civilização avança para o caos.
A verdade é que existe um grande vazio existencial no ser humano. Por vezes as pessoas tentam preenchê-lo com o consumo de bens, com o trabalho, acumulação, pecados, vícios e tantas outras coisas que na verdade são incapazes de preencher esse vazio que existe dentro do homem.
Mas se as conquistas científicas, o pecado, os esportes e lazeres, o consumo, e tantas outras coisas não podem preencher esse vazio que naturalmente existe dentro do homem, o que poderá preencher?
Dentre os caminhos que buscam completar o homem, há um que até agora não me referi a ele: a religião.
Em tese, denomina-se religião o conjunto de crenças ou práticas que buscam ligar o homem ao sobrenatural, para que no sobrenatural o homem encontre o sentido de sua própria existência.
Seria a religião capaz de completar o sentido da existência humana? Se são capazes, por que existem tantas religiões no mundo?
A verdade é que nem mesmo a religião pode completar o homem! Daí você pode dizer "Está bem, você me diz que nem a religião pode dar sentido a existência humana. Mas se nem mesmo a religião é capaz, o que poderia então preencher o homem?"
Ora, a resposta para essa pergunta não é tão difícil assim, embora seja bastante complexa. A única coisa capaz de preencher o vazio existencial que existe em nosso ser é o amor de Deus!
Você pode novamente indagar-me: "Mas isso não é contraditório? Você acaba de me falar que nem mesmo a religião é capaz de preencher-nos, então, por que razão está me dizendo que somente o amor de Deus pode nos preencher?".
Deixe-me te explicar melhor! Somente o amor de Deus pode completar o homem porque este amor está acima de qualquer religião!
Certa feita Jesus disse a Nicodemos: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a Vida Eterna"!
Somente através de conhecermos a Deus que encontramos a alegria verdadeira que é capaz de preencher nossos corações!
A boa notícia é que mesmo em meio a um mundo conturbado em que vivemos existe um Deus que nos ama, nos ama tanto que planeja nos levar para junto Dele, para que em sua presença gozemos da alegria e felicidade eternas!