A família desempenha um papel fundamental em nossas vidas, através da família é que somos formados na sociedade, é através da família que desenvolvemos nossa autoestima, nos tornamos jovens responsáveis e posteriormente adultos fortes psicologicamente prontos a enfrentarem desafios e pronto a assumir nossas responsabilidades.
Se durante a infância a criança não possui laços familiares estáveis, sua vida adulta poderá ser mais difícil. As influencias que sofremos quando criança podem dizer os adultos que seremos. Muitos adultos que hoje sofrem com problemas de relacionamento social, são por conta de que seus pais não foram capazes de manterem uma estrutura familiar correta.
Estruturas familiares são construídas nos alicerces do diálogo, algo que muitas famílias carecem hoje, do carinho e da união. O diálogo familiar é algo escasso, isto porque é preciso que as famílias se desliguem de muitas coisas, isso não depende só dos pais, mas de todos os membros da família. É preciso escolher entre a família e as “distrações”.
Hoje estava em uma palestra de apresentação de um curso, não pude deixar de notar que hora ou outra, celulares (que deveriam estar no silencioso) tocavam notificações ou toque de chamada. E isso acontece a todo tempo: as famílias preferem mais as tecnologias ao diálogo. Seja sincero, quando foi a última vez que você parou para conversar com seus filhos? Quando foi que você parou para ler a lição de casa do seu filho? As famílias têm se distanciado cada vez mais, é como várias pessoas que apenas residem no mesmo teto e possuem entre si apenas laços de dependência econômica. Família é muito mais que isso.
Não sou hipócrita para dizer que isso não acontece na minha família, embora aqui ainda haja frequente diálogo familiar, sinto que não é o suficiente! Família é muito importante, é preciso que haja reconstrução dos laços familiares, que se encontram esquecidos no século XXI.
Pais chegam do trabalho, que a propósito é uma jornada cansativa de oito ou até mais horas, enfrentam transito, estresse, até compreendo o lado do cansaço. Filhos vão para escola, fazem cursos extracurriculares, ou trabalham, realmente não é fácil. Mas temos que entender que a família é um bem precioso que Deus nos deu, devemos vencer o cansaço e fazermos um esforço para nos aproximarmos, reconstruir os laços.
Outro ponto a se observar é que muitos mesmo quando possuem tempo livre para diálogo e união familiar preferem manter-se presos aos Smartphones, tvs e outras coisas, menos a conversa em família, às lições de casa do filho, enfim possuem mais tempo para outras coisas do que para o diálogo ou um abraço.
Famílias não podem sobreviver de “bom dia e boa tarde”, mesmo os casais que não possuem filhos devem estruturar o relacionamento no diálogo e afeto familiar. Quantas famílias estão sendo destruídas, mas muitas famílias estão sendo destruídas por culpa dos próprios membros, por conta de cada um se isolarem em seus “mundinhos” e acharem que família é só morar na mesma casa.
As famílias carecem de sorrisos, compreensão, bom-humor, diálogo, lazer juntas que não envolva tecnologias, enfim passarem mais tempos juntas. As pessoas têm deixado laços familiares para datas festivas como feriados, não basta viver um ano de desunião e tentar “consertar” no natal, ou no ano novo. Hoje as pessoas raramente se encontram disponíveis para conversarem, se divertirem com os filhos, rirem, etc. Encontram-se presas dentro de seu próprio ego. Pai: seu filho precisa de você, de você presente, não ausente. Filho: seu pai precisa de você, ele também carece de seu amor!
Deixe a internet, os Smartphones, as tvs de lado passem mais tempo com sua família, não alegue que você quase não tem tempo livre: use o pouco tempo livre que lhe resta para unir sua família.
As famílias precisam se amarem novamente, se conhecerem novamente, pois são estranhos dentro do próprio lar. Ore com sua família, leia a Bíblia com sua família, brinque com seus filhos, converse com sua esposa, dialogue com seu filho (a) adolescente, participe ativamente da vida da sua família. Não coloque preço em sua vida familiar, vale o esforço de vencer o cansaço para ter uma boa estrutura familiar.

Fiquem com Deus, aproveite este lindo dia para dar um abraço no seu filho, você filho aproveite para dar um abraço em seus pais, sentem-se juntos para conversarem, contem seus medos uns para os outros, sem dúvida se aprendermos a lidar melhor em nosso relacionamento familiar, seremos pessoas melhores em todos os âmbitos de nossas vidas!