“Pois o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com o que tenha feito. ” Mateus 16:27
Nascemos, crescemos e passamos a compreender nossas ações. A partir do momento que passamos a discernir amplamente o que é bom e o que é ruim, quando saímos da fase da inocência, somos responsáveis pelo nossos atos, pois saímos da fase infância. 
Todos os dias temos escolhas entre coisas boas e coisas ruins, nem sempre escolhemos fazer o bem.
Devemos ter a plena consciência de que existe um Deus, onisciente, que se entristece quando praticamos o mal.
Quando praticamos algo de errado, se pedimos de coração, com arrependimento, Deus nos perdoa, mas uma coisa é inevitável: todas os nossos pecados trazem consequências. Não poderíamos esperar que praticando o mal tivéssemos consequências boa, não é mesmo? Muitas das desgraças humanas são culpa de nossas próprias escolhas, o pecado tem seu preço, e é alto!
Devemos, todos, tomar cuidado com nossas obras: um dia teremos de prestar contas das nossas obras, será que elas são boas? Será que são apresentáveis diante do Criador? 
"Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até o que está encoberto, quer seja bom quer seja mau." Eclesiastes 12:14
No mundo vemos pessoas sofrendo por conta de escolhas erradas e pecados, o pecado nos coloca um fardo, e nos distancia de Deus. Nossas más ações são responsáveis por nos separar do Criador, se estivermos longe Dele, estaremos sujeitos ao sofrimento que resulta do pecado, pois é só isso que o pecado traz: sofrimento.
Embora difícil é possível vivermos em obras que agradem a Deus. O inimigo tenta nos convencer de que somos escravos do pecado, mas devemos nos lembrar que fomos libertos pela cruz: não existe liberdade parcial, a liberdade que Jesus nos dá nos garante força para lutar contra o pecado.
Um dia estaremos diante de Deus, é importante que haja em nós alguma obra boa, não porque seremos salvos por nossos méritos, mas como nos apresentaremos diante de Deus tendo uma vida repleta de obras ruins? Seria no mínimo vergonhoso!
Somos salvos pela redenção em Cristo, mas a graça não nos impune do Juízo de Deus: Deus há de manifestar todas as nossas obras, mesmo boas ou ruins.
Lutemos pois para vivermos uma vida de santificação, buscando praticar o que é bom, o que agrada a Deus, rejeitando a inclinação natural que temos para o pecado. A palavra do Senhor nos ensina a vivermos em santidade, o que comprova que isso é possível, ao contrário o mestre não nos ensinaria assim!