Quando Jesus Cristo estava na Terra era ele quem garantia a paz e a comunhão com Deus para aqueles que o serviam de coração, mas Jesus sabia que sua hora estava chegando, e que após sua partida os discípulos precisariam de alguém que os conservassem no amor e na comunhão com Deus.
Sobre isso João Batista falou aos seus discípulos: “E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo” (Mateus 3:11)
Algum tempo antes de sua morte Jesus havia prometido aos seus discípulos que não os deixaria sozinhos, mas rogaria ao Pai que enviasse outro consolador, e este ficaria com os crentes em seu nome para sempre. Jesus se referia à decida do Espírito Santo.
Mas, quem é o Espírito Santo? Qual seu propósito na vida de um cristão? Quando o recebemos? É sobre isso que iremos abordar nesta postagem!
Quando nos referimos a Deus, a Jesus e ao Espírito Santo, tudo o que sabemos é o que Deus nos revelou por sua misericórdia, pois, Ele está acima de qualquer racionalidade humana, e, assim sendo, seus mistérios só podem ser compreendidos a partir do momento que cultivamos uma amizade com Deus, e, dessa forma, passamos a não só ouvir, mas a vivermos as maravilhas de Deus.
Como Jesus prometeu, após sua morte ele não nos deixou sozinhos neste mundo, mas rogou ao Pai, e Deus enviou seu Espírito para habitar em nós, para nos levar, cada vez mais, a santificação e a integridade de vida.
O Espírito Santo é o Próprio Deus, porquanto há um só Deus (1 Timóteo 2:5). Jesus afirmou aos seus discípulos: “o mundo não pode receber (aqui ele fala do Espírito Santo), porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós” (João 14:17).
Também sobre o Espírito Santo Jesus disse aos seus discípulos, “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito” (João 14:26). Aqui Jesus diz aos seus discípulos um dos propósitos do Espírito Santo na vida de um cristão: levar o crente ao pleno conhecimento de Deus e a lembrar da vontade de Jesus Cristo, a fim de que obedeçamos a Deus.
Nisso vemos a responsabilidade de um cristão em manter sua vida em santidade, pois o próprio Deus habita em nós. Paulo disse aos coríntios: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? ”  (1 Coríntios 3:16).
Habitando em nós, o Espírito de Deus é aquele que nos consola nos momentos de dificuldade, nos dá paz, nos enche do amor de Deus, nos ajuda a vencer as tentações e o mundo, enfim, nos leva à união com Deus, testificando que somos filhos de Deus (Leia Romanos 8:16).
“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito” (João 14:26). Aqui Jesus diz aos seus discípulos um dos propósitos do Espírito Santo na vida de um cristão: levar o crente ao pleno conhecimento de Deus e a lembrar da vontade de Jesus Cristo, a fim de que obedeçamos a Deus.
“Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galileia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo” Atos 9:31
É muito importante para um cristão andar em comunhão com o Espírito Santo, pois, é através do Espírito Santo que estamos ligados a Jesus Cristo, só através Dele se torna válida a afirmação de Paulo, “Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito” (Romanos 8:1), porque só podemos andar em espírito se formos guiados pelo Espírito de Deus a assim fazermos.
Quando e como recebemos o Espírito Santo? Aqui, faz-se necessário diferenciar o batismo com o Espírito Santo e o receber o Espírito Santo. Quando falamos em batismo com o Espírito Santo, estamos falando de uma relação de maior intimidade com Deus, que é obtida através de dia após dia de comunhão com o Espírito Santo, numa relação onde a pessoa se chega mais a Deus, e passa a depender exclusivamente de sua vontade.
Tão importante quanto ser batizado com o Espírito Santo, conforme a profecia de João Batista “ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo” (Mateus 3:11), é receber o Espírito Santo, processo que antecede o batismo com o Espírito Santo, e ocorre quando a pessoa aceita a Jesus Cristo e é liberta por Ele. A partir do momento que a pessoa recebe a Jesus Cristo ela é limpa de seus pecados e o Espírito de Deus passa a habitar nela.
“Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre” (João 7:38), e, como nos instrui o escritor, Jesus dizia isso em relação ao Espírito que receberiam aqueles que cressem em seu nome. A partir do momento que a alguém aceita a Jesus, crendo Nele, o Espírito Santo faz morada, e a pessoa é levada pelo Espírito a buscar o Reino de Deus, passando a não mais se importar com as coisas desse mundo, “porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” (Romanos 14:17)
Concluindo, é muito importante sermos morada do Espírito Santo, e para isso temos que selar para que nossa vida esteja sempre limpa, para sermos moradas eternas do Altíssimo. Como o bom conselho dado a Timóteo, “guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós” (2 Timóteo 1:14), guardemos o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós que recebemos a Jesus Cristo.
Àqueles que ainda não entregaram suas vidas a Jesus Cristo, se hoje você foi tocado por Deus para receber a Cristo, não perca tempo, “como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, Não endureçais os vossos corações” (Hebreus 3:7). Receba a Jesus em sua vida e passe a ser morada do Espírito Santo, você verá, sua vida nunca mais será a mesma! Envie-nos um e-mail: ministério.cheios@gmail.com, teremos prazer em orar por você!


Por: Marcos Silva