José, sim, aquele jovem sonhador, que de tamanha persistência e fé em Deus, acabou se tornando o governador do Egito, levou em sua vida grandes tribulações e lutas que até pareciam não ter fim. Analisando bem as tribulações de José, pude perceber certos detalhes, estes que tentarei transmiti-los través de um "devocional ".
A primeira tribulação de José, se deu quando seus irmãos o lançaram num poço. A Bíblia é clara quando nos diz que não havia água, quando José foi lançado lá.  Você já viu um poço sem água?  Sabe qual a situação que se encontra! Barroso e muito sujo. Quando leio isso, não dá para não pensar na situação de um homem sem Deus. Se encontra completamente atolado no lamaçal do pecado e o pior, dentro de uma cova funda onde parece que ninguém vê.
A segunda tribulação de José, acontece no mesmo dia em que foi lançado no poço. Ele é vendido como servo.  Agora José não está mais no lamaçal e nem na sujeira. Por mais que tenha sido vendido como servo, foi lavado e limpo antes de servir.
Em sua terceira tribulação: José fora acusado de algo que não cometeu e prendendo-o deixaram lá por muito tempo.
E assim, resumidamente falando, acabam-se as tribulações de José.
Você pode perceber? A vida de José é como um retrato de como é a vida de um Cristão. A princípio encontra-se num lamaçal sujo e fundo, o qual, aparentemente, será impossível sair. Porém, aparece alguém para comprá-lo e lavá-lo. Não foi o que Jesus fez por nós na cruz? Nos comprou e lavou em seu precioso Sangue! (Gloria!)  Em situação de servos, sempre aparece alguém para nos acusar e fazer-nos parecer imoral e carnal sendo nós já limpos e salvos. Levantes e acusações, com um simples alvo de nos entristecer e nos fazer parar. O inimigo quer prender-nos em um julgo que já não nos pertence (“Nenhuma condenação há, para os que estão em Cristo Jesus ... “).  Ou, até mesmo, às vezes Deus nos permite "entrarmos na prisão”, com um único propósito de nos preparar, seja para uma grande vitória ou experiência com Ele.
Amados irmãos, se em todas as tribulações de José, temos "parte" e situações bem parecidas, como ele venceu todas e realizou seu grande sonho, como nós também não o alcançaremos?  Se formos fiéis, justos e confiarmos em Deus, logo alcançaremos o que é o maior sonho de um Cristão: a vida eterna (não que dependa de nós, chegarmos no céu, simples e unicamente pela Graça somos salvos, mas para uma vida santa é justa, precisamos de tais requisitos).
Sejamos como José. Permanecemos na fé e na confiança que Deus há de fazer por nós bem mais do que pedimos ou pensamos! Graça, misericórdia e paz da parte de Cristo para todos!

Autora: Nikely Marques