Sabemos bem que Deus ama a todos. Que o plano dele é a salvação das pessoas. Também sabemos que Deus se agrada com aqueles que buscam fazer sua vontade. Deus sente prazer em pessoas que usam sua vida para fazer o que é bom, que traz benefícios não para nós mesmos, mas ações que tragam pessoas à Deus.
Quando ingressamos na vida cristã somos ligados a videira que é cristo. Somos ligados para um propósito: dar frutos para o Reino de Deus. Deus chamou a cada um que serve a Ele para sermos como as arvores frutíferas: ela é plantada, germina, passa a procurar pelos nutrientes do solo e pela água, cresce, torna-se adulta, floresce, e então dá o seu precioso fruto.
Temos que ser assim na vida com Deus. Fomos ligados a Cristo pela graça, germinamos quando começamos a aprender sobre Deus e conhece-lo em nosso coração, mas não podemos parar por aí, devemos procurar pelas coisas de Deus, estudando sua palavra pois são os nutrientes para nossa vida cristã, devemos procurar também pela água do Espírito Santo, que sacia nossa alma, temos acesso a água se estivermos ligados na videira (Jesus), somente após isso podemos nos tornar ramos adultos na fé, pois estaremos fortificados em cristo.
Para começarmos a florescer é necessário que haja uma vida de constante vigilância desde o começo, e de oração, rejeitando as coisas desse mundo e mantendo o coração firme em Deus. A fase da floração não é um processo rápido na vida cristã, não é fácil, pois neste momento o inimigo começa a lutar, por que? Porque abandonamos o mundo, seguimos uma vida de fidelidade para com Deus, e estamos prestes a alcançar o próximo estágio: a frutificação.
É tão lindo quando o servo do Senhor se preocupa em dar frutos, não para ser notado por homens, mas para agradar seu Senhor. Jesus quer que venhamos a dar frutos, todo cristão deve dar fruto, se não houver fruto há algo errado.
“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.
Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. ” (João 15:1,2)
Todo cristão deve tomar cuidado para sendo ramo, não desejar ser arvore. Veja as arvores: elas crescem, e mostram toda sua glória. Lembre-se de que somos ramos, devemos tomar cuidado para que frutificando, não vejam as nossas obras como de nós mesmos, mas glorifiquem a videira que é Jesus Cristo, no qual por ele é glorificado Deus Pai.
Vemos muito isso hoje em dia: ramos que querem aparecer como arvores, que se sentem dignos de glória, quando o único digno de toda glória é Deus. 

Se damos frutos, agradamos a Deus, e se temos frutos é normal que venhamos a sofrer alguns ataques. A videira é Jesus, o inimigo não pode atacá-lo, mas ao ver os ramos tão lindos, todos cheios de frutos, os ataca, pois, o inimigo sabe que através dos ramos Deus é glorificado. Ser um ramo frutífero não é fácil, mas se estivermos ligados em Cristo podemos resistir os ataques que vem contra nossas vidas quando estamos dando frutos.

Fiquem com Deus, seja frutífero na presença de Deus, ao dar frutos não aceite glória para sua vida, lembre-se: você é ramo. Os frutos quando bons agradam a Deus. Devemos ter um bom testemunho de Cristão, para que ao ver os frutos as pessoas saibam que procedem da videira. Deus vos abençoe!