Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. (1 João 4:7-8)
Uma palavra formada por quatro letras, com um significado forte, porém, difícil de ser vivida! Não é fácil amarmos a todos, existe um desafio para o verdadeiro cristão, diariamente: amar ao próximo, mesmo aqueles que nos odeiam e nos perseguem.
O amor é dom de Deus, é um sentimento nobre, que deve fazer parte daqueles que dizem amar a Deus. O amor faz bem para nossa alma, e agrada a Deus. Se amamos nosso semelhante, atraímos as bênçãos de Deus para nossas vidas.
Deixe-me contar-te uma história.
A Bíblia nos conta a história de um homem chamado Oséias. Oséias foi um dos profetas menores da Bíblia, Deus o escolheu para alertar seu povo, Israel, que estavam se desviando da Lei do Senhor, servindo a outros deuses. Este profeta foi escolhido especialmente por Deus, para uma missão delicada, pregar o concerto do povo e alertar sobre as consequências que o povo estava atraindo para eles.
 Para tal, Deus ordenou que Oséias se casasse com uma prostituta, Gômer filha de Diblaim, pois a vida de Oséias simbolizava a relação de Deus com seu povo. Gômer não era uma mulher digna do amor que Oséias dava a ela, o adultério e a prostituição fazia parte da sua vida, porém Oséias à amava mesmo assim.
Não encontramos muitos detalhes da vida de Oséias na Bíblia, mas podemos ver nele o espelho do Amor que Deus, que mesmo que seu povo tenha pecado prostituindo após falsos deuses, o Senhor mostra seu amor e misericórdia.
Esta história nos permite entender que o amor que o amor de Deus é incondicional, portanto se queremos agradá-lo não devemos colocarmos condições para amarmos nosso próximo.
Deus quer que amemos nosso próximo, não somente aqueles a quem por condições escolhemos amar, mas a todos.
Não podemos sermos egoístas a ponto de querermos o amor de Deus, mas não sermos capazes de amarmos nosso semelhante. Nenhum de nós merecíamos o amor que Deus nos dá. Somos seres tão ingratos, pecamos constantemente contra Deus, mas mesmo assim Ele nos ama.
Se quisermos estar em Deus devemos amar ao nosso próximo, não somente aos que nos agradam, mas também os que nos perseguem.
Mas eu digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem. (Mateus 5: 44)
Se não somos capazes de amar nosso semelhante, não podemos dizermos que amamos a Deus, pois como podemos dizer que amamos a Deus, ao qual não vimos, e odiarmos nosso próximo? 1 João 4:20
Quem tem amor, tem a capacidade de perdoar. O amor só traz benefícios, traz paz ao nosso coração e o contentamento de Deus sobre nossas vidas.

Ame sempre, incondicionalmente. Dê amor, mesmo àqueles que não lhe retribuem. É preciso que existam mais pessoas no mundo com a capacidade de amar incondicionalmente. Fique com Deus, que o Senhor abençoe a cada um com a capacidade de amar a todos.